top of page

Águas de São Pedro - SP

Atualizado: 5 de nov. de 2024



Viajar sem planejamento tem suas vantagens: sem querer a gente se depara com estradas desconhecidas que nos levam à lugares tranquiiiiiilos!...


Foi assim que fui parar em Águas de São Pedro, o menor município do estado de São Paulo e o segundo menor em extensão do país. Fica bem pertinho de Piracicaba e sua população é de 2.707 habitantes.


Breve Histórico do Balneário


A história desse município paulista remonta a década de 20, ano em que, Júlio Prestes, então governador do estado, decidiu iniciar pesquisas na área de prospecção de petróleo.


O experimento foi um fracasso! Mas, nem tudo estava perdido, pois, do solo perfurado jorrou outra preciosidade: muita água – com uma característica sulfurosa.


A partir dessa descoberta, o estado reconheceu a importância das fontes termais da região, iniciando um processo de desenvolvimento econômico e exploração turística das águas medicinais.


Esse tesouro hidromineral - conhecido aqui como “fonte da juventude” - fez nascer nos anos 40 - a Estância Hidromineral e Climática de Águas de São Pedro.



Tem pracinha? Tem, sim!...


O coração da cidade é na Praça Dr. Otávio de Moura Andrade - nome do fundador do município. Lá encontra-se o Monumento das Águas - um largo urbano com fontes de água que faz a alegria das crianças em um dia quente. Outras atividades acontecem por ali, como, por exemplo, a exposição de carros antigos do clube das Pick-ups.


Entorno a praça, temos nas proximidades: o SPA Thermal Dr. Octávio de Moura Andrade, os passeios de mini buggy, uma das entradas para o Bosque Municipal, quiosques para alimentação, lojinhas de artesanato e não menos importante - um banheiro público limpo e gratuito.


Partindo dali, é possível percorrer todo calçadão da Av. Carlos Mauro - a principal via de todo o comércio turístico da cidade, que oferece: choperias, lanchonetes, restaurantes, docerias, padarias, sorveterias, cafés, lojas de vestuário, hotéis, passeios de trenzinho, etc.


Recomendo passear de manhã por lá e deixar o período da tarde - mais quente - reservado para caminhar no bosque ou descansar nos bancos que ficam embaixo de belas primaveras.



E trilha, tem? Então...


Tá tudo muito bom, mas... o Shangri-la poderia melhorar!... Digo isso, depois de caminhar pelas "trilhas" do bosque municipal da cidade.


Primeiro que não há informações básicas do percurso - algo simples de se resolver colocando apenas uma placa descritiva com nome, extensão, tempo, etc.


Descobri o que havia no bosque, perguntando a uma pessoa que vendia os ingressos dos passeios à cavalo perto de um portal azul - sentido Rancho dos Cavalos. Ali fica uma das entradas.


Um dos acesso ao Bosque Municipal de Águas de São Pedro-SP.

Outra opção, que encontrei sem querer, foi seguir pela Av. Antônio Feijó, sentido Pronto Socorro até chegar num bolsão sombreado por belos bambuzais. Lá há uma segunda entrada para o bosque à esquerda.


O Bosque Municipal


O bosque é formado basicamente por grandes árvores de eucaliptos e vegetação nativa da Mata Atlântica. Durante o percurso, pude observar também, bananeiras, guaimbês, bambus enormes e maciços de lambaris roxos. Tudo muito rústico e aparentemente preservado.


Infelizmente, o que me incomodou bastante foi a ausência de indicações. Encontrei placas totalmente degradadas escondidas no meio do mato alto, no qual, lia-se apenas o nome da trilha, mas sem as setas das direções.


Resultado: depois de meia hora de caminhada chegava-se a uma bifurcação na qual não se sabia onde ela terminava. Uma pena! Essas informações básicas podem fazer a diferença na decisão de prosseguir ou dar meia volta e desistir do passeio.



Bom, mesmo assim, insisti e continuei pra ver onde cada direção ia dar. Caminhei por mais de uma hora, seguindo aleatoriamente pelas bifurcações: algumas levavam a um "lago" - que não era propriamente um lago; outras terminavam em caminhos sem saída e o último - dos quatro que fiz - me levou direto à rota do trenzinho turístico da cidade.


As trilhas, no geral, são leves com passeios largos - de aproximadamente 3m - e algumas subidas. O chão é de terra batida, com exceção apenas de um pequeno trecho arenoso - no sentido da entrada do portal azul. Mas, nada que impeça crianças e adultos de todas as idades percorrer.


Apesar do inconveniente de não saber onde se está indo, o passeios pelo bosque é agradável; só precisa de um pouco mais de atenção e carinho!


Atrações Turísticas que Não Visitei


O passeio que fiz em Águas de São Pedro foi um bate-volta de cinco horas, por isso, não visitei: a Capela Nossa Senhora Aparecida; a Igreja Matriz Imaculada Conceição; o Relógio do Sol; o Horto Municipal e Casa de Santiago; a Represa das Palmeiras; o parque aquático Thermas Water Park - uma das principais atrações que fica fora do centro; o Rancho da Tirolesa - também localizado fora da cidade à 17km; os passeios de balão perto do aeroporto e a Rota do Vinho e do Queijo.


Como chegar a Águas de São Pedro


Partindo de São Paulo siga pela Rodovia dos Bandeirantes sentido Rod. Luiz de Queiroz em Santa Bárbara D'Oeste/Piracicaba-SP.


Tempo de percurso é de aproximadamente 2h17min.




🐌 GUIA BÁSICO DO SLOW TRAVEL:



*Nota: Este post é um editorial.

*Artigo © 2021–2024 Viajar Sem Pressa. Todos os direitos reservados.

 

Quer saber mais?

Contemple todas as viagens, dicas de filmes e livros no Instagram.

Ouça a trilha sonora oficial do blog Viajar Sem Pressa no Spotify.

Assista os vídeos do blog Viajar Sem Pressa no Youtube.

© 2021-2024 by Viajar Sem Pressa

  • Grey Instagram Ícone
  • Grey Spotify Ícone
  • Cinza ícone do YouTube
bottom of page